Em tempos de altos índices de inflação, muitos se preocupam em manter seus gastos os mais controlados possíveis. Ocorre que, mesmo cortando gastos dispensáveis, itens básicos da necessidade diária estão se tornando cada vez mais caros. Com o plano de saúde não é diferente.
Os planos de saúde são precificados de acordo com inúmeros fatores, mas dentre eles, o mais importante é a inflação dos custos médicos que, quase sempre, é mais elevada que a inflação dos demais itens de consumo.
A inflação médica corresponde aos custos para aquisição de materiais, insumos hospitalares, remuneração de profissionais, custos de medicamentos, novas tecnologias aplicadas à saúde, aparelhos com a tecnologia mais avançada mais etc.
Outro fator importante que compõe o preço final do plano de saúde é o risco possível ao colocar o produto no mercado e esse risco é analisado por diversos aspectos: risco de sinistralidade, isto é, se o valor cobrado é suficiente para minimamente cobrir os custos dos tratamentos e procedimentos garantidos; e o risco legal/operacional, que corresponde a eventuais demandas judiciais e até mesmo regulatórios que encarecem o custo de produção do produto.
Levando em consideração o que compõe os preços dos planos de saúde existentes, é bom dizer que ainda existem outros fatores próprios da contratação que podem encarecer ainda mais.
São eles: a escolha por planos com cobertura hospitalar, com padrão de acomodação em apartamento/leito individual, com ampla abrangência territorial (planos com abrangência nacional possuem a tendência de ser mais caros do que os planos regionais), com coberturas extras (transporte terrestre e aéreo, por exemplo) e com atendimento em prestadores de alto nível.
Por isso, ao contratar um plano de saúde avalie bem suas necessidades pois sobre o valor inicial, haverá todo ano o reajuste anual e a cada troca de faixa etária, o reajuste por faixa etária, o que fará com que seu plano de saúde, em regra, sofra um aumento no valor a ser pago.
Muitos pensam que não é possível ter um plano de saúde barato ou ainda que plano de saúde é despesa de luxo, o que não é uma verdade.
Existem muitos planos de saúde acessíveis e com bom atendimento, mas somente um especialista pode te ajudar a encontrar o melhor benefício que se adeque às suas necessidades e possibilidades.
Se você não abre mão do conforto de ter um plano de saúde e da necessidade de pagar um valor acessível, pesquise bem, avalie as suas necessidades e lembre-se, estamos à sua disposição com atendimento personalizado e com as melhores ofertas existentes no mercado, basta chamar um de nossos consultores!